Na perspectiva de contribuirmos para cidadania dos nossos educando diante de alguns comportamentos inaceitáveis os quais acontecem naturalmente entre eles na escola, nós que lecionamos na Escola Municipal Antônio Peixoto Mariano( turno noturno)sentimos a necessidade de trabalhar com o ensino fundamental e EJA o tema: Bullying tendo como subtema:Combater é dever de todos.O projeto está sendo executado e terá a culminância no final de julho.
Escola municipal Antônio Peixoto Mariano
Bullying
Combater é dever de todos
Bullying
Combater é dever de todos
Organização:
Cleide Leite de Melo Ramos
Nova Cruz RN
2011
PROBLEMÁTICA
Diante de comportamentos agressivos características de Bullying pelos nossos alunos,que posição deve ser tomada pela escola para combater essas práticas abusivas?
JUSTIFICATIVA
JUSTIFICATIVA
Projeto interdisciplinar,entendendo-se que para solucionar a problemática da qual foi
apresentada,faz necessário o apoio de todas as áreas do conhecimento para que encontremos através das atividades propostas e todas as reflexões, viabilizar o problema para uma boa convivência no âmbito escolar.
Os educando do Ensino Fundamental e EJA deste estabelecimento apresentam comportamentos inadequados em relação ao outro.Devido a esses comportamentos sentiu-se a necessidade de trabalhar o tema bullying palavra que vem do inglês Bully,que significa “valentão” que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencional e repetidamente, apelidos pejorativos e discriminatório,amedrontando e intimidando o mais fraco,e que muitas vezes leva a vítima ao isolamento pelo medo,vergonha ou mesmo dor física.Tendo como principais motivos defeito físico,cor da pele,obesidade ou magreza,classe social, prática religiosa e outros, esses atos de bullying ferem princípio constitucionais -respeito à dignidade da pessoa humana –Código Civil,art.927 que determina: que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar.
O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto,hoje essa prática é um fato freqüente nas escolas e merece atenção especial tanto dos educadores como das famílias.Buscar-se-á alternativas e atividades que desenvolvam o tema e que valorize e contribua pra construção do conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel da escola na formação de cidadãos.Pois segundo os PCN’s p 31
A busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se faz na escola (e o que se oferece a ele é fundamental)...Trata-se, portanto,de oferecer aos alunos a perspectiva de que tais atitudes são viáveis, exeqüíveis,e,ao mesmo tempo,criar possibilidades concretas de experienciá-las.
Percebe-se a necessidade de trabalhar conceitos de valores,para coibir atos de humilhação,resgatando valores como respeito e tolerância, estimulando a autoestima,
mostrando a importância de convivermos em um ambiente em que haja respeito mútuo. Acredita-se que através de reflexão e conscientização sobre o tema bullying pode-se amenizar a situação,portanto a escola interagindo está cumprindo seu papel na construção da cidadania.
OBJETIVO GERAL
- Trabalhar conceitos de valores visando melhorar o comportamento na escola por parte dos educando.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Utilizar a linguagem escrita, como apoio para registro, documentação e análise;
- ·Trabalhar conceitos de valores;
- Orientar para o bom comportamento;
- · Elaborar atividades que contribuam para manter a interação entre os alunos;
- · Envolver os educando nas atividades de pesquisas para um conhecimento de causa mais preciso.
METODOLOGIA
Introduziremos o tema ”Bullying” apresentando o conceito do termo e as características de sua manifestação,que nos nossos alunos deve-se à carência afetiva, à ausência de limites e de autoridade dos pais sobre os filhos, por meio de “práticas educativas” que incluem maus-tratos físicos e explosões emocionais violentas.Daí, reproduzem contra outros os maus-tratos sofridos em casa ou na escola. Em decorrência desses fatos extremamente relevante buscaremos através de estudo de textos,pesquisas e elaboração de atividades alternativas para solucionar esses comportamentos.
Estando engajados na execução do projeto todos os professores do turno noturno abrangendo todas as áreas do conhecimento,os quais desenvolverão dentro do tema produções que possam ajudar sobretudo, a esclarecer o assunto e envolver todos os alunos na elaboração das atividades que terão como meta o controle da situação.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados pela participação ativa (pesquisas,debates,estudos e produções de textos,etc.);pela mudança de comportamento;relatório para análise;simulado sobre o assunto proposto.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
· Textos informativos:
· Notícia: Menino de 9 anos é internado após agressão na escola.
· conceito e características do termo bullying.
· Palestra
· Filme
· Apresentação do tema ao pais e/ou responsáveis
. Produções:
· Dramatização
· Elaboração de uma QH
· Elaboração de um Estatuto(estabelecer regras de comportamento)
· Composição de um “rap”( e/ou estilo a ser escolhido pelos alunos)
intitulado” Violência não,paz sim
· Confecção de quadro mural:
textos que traduzam cenas de violência;(imagem agressivas)
Pesquisas de textos que abordem o assunto;
Recorte de reportagens: índice de violência nas escolas
· Entrevista (gravar para apresentar em slide)
· Confecção de panfletos.
· Confecção de jornal
· Textos musicais
· Elaboração de um painel com mensagens:
confraternização - dinâmica anjo da guarda(todas as turmas)
Culminância:
· . Exposição do material coletado;
· . Apresentação de todo material produzido no desenvolvimento do projeto;
· . Publicação da revista em quadrinho elaborada sobre o tema Bullying;
· . Lançamento do CD;
· . Projeção de slide - dramatização
· . Lançamento do blog da escola:
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA
· Bullying:cartilha 2010- Justiça nas escolas. Disponível em:
· Bullyingwww.observatoriodainfancia.com.br não é brincadeira-Portal do professor.
· DELMANTO,Dileta.CASTRO, Maria da Conceição.Português:Idéias e Linguagem,9ºano-13 ed. reformulada -São Paulo:Saraiva,2009.
ANEXOS
“Menino de 9 anos é internado após agressão em escola”
1-Que agressão esse menino poderia ter sofrido na escola?
Anote suas respostas:
2-Agora de posse da notícia,responda:
a)De acordo com as informações fornecidas pela notícia,qual foi o motivo mais provável da agressão?
b)Segundo a mãe Marcos Antônio costumava ser alvo de”brincadeiras” da de brincadeiras seria essa?Por que teria chegado a um nível tão elevado de violência?
c)Na base desse caso de violência está o preconceito contra o que parece “ estranho” “fora do normal”etc.Que outros casos frequentes de intolerância é possível lembrar?
d)Diante de fatos desse tipo,que questionamentos é possível lembrar?Como deve-se reagir?
Menino de 9 anos é internado após agressão em escola
O menino Marcos Antônio foi agredido por cinco garotos da mesma faixa etária dentro sala de aula e na saída de uma Escola Estadual,anteontem,numa cidade próxima a região de Ribeirão Preto (SP).Devido a agressão,ele foi internado e passou por exames de tomografia e ressonância magnética em Ribeirão preto.Marcos terá alta hospitalar amanhã e usara colete cervical por 15 dias.
Segundo a mãe, de 27 anos, o filho sofre com as brincadeiras de colegas porque é gago. Após agressão na escola, ele não mencionou nada em casa. Dentro da sala de aula (3ª série), ele foi atingido por um soco, um tapa é um golpe de mochila. Na saída da escola, a inspetora o mandou sair pelos fundos,mas os agressores perceberam e o cercaram , desferindo socos e chutes em seu corpo.
Na manhã de ontem, Marcos acordou com o pescoço imobilizado. A avó o levou á escola e os cinco agressores foram mandados para casa pela direção. Revoltada, a mãe quer processar a escola e ainda retirar os três filhos de lá _ Marcos é o mais velho dos irmãos. A delegada Maria José Quaresma, da DDM, disse que os cincos garotos foram identificados e serão ouvidos nos próximos dias.
O caso, registrado na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher),será investigado e passado à Curadoria da Infância e da Juventude .A Secretaria Estadual da Educação informou que foi aberta uma apuração preliminar para averiguar a denuncia de agressão entre alguns alunos da escola. “Caso seja constatado que o fato aconteceu dentro da escola, o Conselho Escolar vai definir as medidas punitivas em relação aos estudantes, como, por exemplo, a transferência de unidade”, disse a nota da Secretaria.
Agencia Estado, 18/09/2009
Bullying: palavra que vem do inglês Bully,que significa valentão.
Atenção!Bullying é ruim para todos!
Para quem pratica
· Tem uma falsa sensação de poder
· Pode prejudicar sua convivência com os colegas
· Pode vir a adotar no futuro comportamento delinquentes
· Pode tornar-se um adulto violento,inclusive com a família
· Pode envolver-se em atos criminosos
Para quem sofre
· Sente-se humilhado
· Sente-se intimidado
· seu aprendizado é prejudicado
· sofre intensamente
· Não consegui buscar ajuda
· Isola-se dos colegas
· Pode prejudicar sua vida adulta
· Sente dor
· Pode tentar ou cometer suicídios
· Pode ter reações violentas
· Tem medo de ir à escola
· Sofre em silêncio
· Sua autoestima fica abalada
Para quem testemunha
· Tem medo de vir a sofrer bullying
· Sente-se intimidado,indefeso e inseguro
· Sofre em silêncio
· Não sabe como ajudar a quem sofre bullying
· Sente medo de ir à escola
· Fica ansioso
· Seu aprendizado é prejudicado
· Pode acreditar que seja bom praticar bullying
Questionário para entrevista:
Você já sofreu bullying:
· Sexual
abuso ( ) assédio ( )
· Verbal
xingamento ( ) apelidos ( )
· Físico
agressão c/ ferimento( ) empurrões( )
· Preconceito
cor ( ) obesidade e/ou magreza ( )
· Posição social
pobre ( ) classe média ( )
Comentário:
________________________________________________________________
(nome)